Como economizar até mil reais por mês.

Com pequenas mudanças de hábitos!

Meu Planejamento
omo economizar

Pesquisas realizadas pela Associação de Consumidores Proteste, mostraram que há pacotes de serviços de algumas contas bancárias que podem chegam a custar mais de mil reais por ano. Mesmo as contas universitárias, que se dizem ser baratas, chegam a custar mais de cem reais ao ano.

Mesmo a conta gratuita sendo um direito de todos, os bancos não fazem questão de oferecê-la, fazendo com que os consumidores venham a descobri-las sozinhos. Então vamos contar ao mundo! Há muitos anos o Banco Central obriga os bancos a oferecerem contas com serviços essenciais sem taxas. Isto significa que, durante o mês, o cliente terá direito a quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual e dez folhas de cheque. Isto é possível tanto na conta corrente como poupança.

O Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) garante que o consumidor pode solicitar ao banco informações sobre sua conta e também migrar de uma conta corrente para a poupança, gratuitamente. Para que tenhamos o direito de contas gratuitas neste modelo, não contaremos com crédito, como limite e empréstimos, e teremos que pagar por qualquer outro serviço que não esteja incluído no pacote gratuito.

Também existe a alternativa de ter a conta digital, um hábito sustentável. Alguns bancos trabalham com contas digitais gratuitas, o que significa que o cliente fará somente movimentações por celular, telefone, caixa eletrônico e internet, e não terá acesso às agências bancárias, nem a cheques. Mas poderá fazer transferência para outros bancos por DOC e TED, saques e extratos ilimitados por canais eletrônicos. Eu sou super adepta da conta digital, porque além de econômica, é segura e prática, não preciso ir nas agências, tenho tudo rápido na palma das minhas mãos.
Com essas alternativas é possível economizar muito!

 

Autora do contéudo - Elis Negrão, jornalista paulistana, casada, mãe coruja, graduada em comunicação institucional, pós graduada em Educação em Direitos Humanos (UNIFESP /UAB), Educação Financeira (UNIS) e com MBA em Empreendedorismo e Gestão de Negócios (UNIS) e Projetos na USP. Criadora do Blog  www.boadybolso.com.